quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Seis segredos para um Rosário melhor.


Imagem relacionada
Falta-nos tempo, ficamos entediados, é muito repetitivo, ficamos distraídos... Eu superei a maior parte dessas desculpas. E você também pode!  O poder e a importância do Rosário


Oitocentos anos atrás, S. Domingos popularizou a recitação do Rosário e usou essa grande arma para derrotar a heresia albigense. Em 1571, a Europa foi ameaçada pelas forças muçulmanas do Império Otomano; Papa São Pio V pediu aos fiéis para rezar o Rosário e, contra grandes probabilidades, as forças cristãs prevaleceram na batalha de Lepanto, salvando a Europa. Mais recentemente, em 1917, como a Primeira Guerra Mundial recrudescesse e o mal do comunismo se espalhasse pelo mundo, a própria Nossa Senhora apareceu em Fátima e pediu que rezássemos o terço todos os dias para obter a paz no mundo.

Madonna do Rosário por Caravaggio. S. Domingos (à esquerda) está distribuindo Rosários para o povo.
Nossa negligência

Apesar do óbvio poder do Rosário, muitos de nós o negligenciamos. Arranjamos desculpas: Falta-nos tempo. Ficamos entediados. É muito repetitivo. Não temos certeza se estamos a rezá-lo direito. Ficamos distraídos.

Eu sei dessas desculpas porque eu mesmo delas me servia. Felizmente, eu agora superei a maior parte dessas desculpas. E você também pode.

S. Luis de Montfort e O Segredo do Rosário

Há dois anos, na festa de S. Luis de Montfort (28 de abril), eu fui inspirado a pegar seu livro, O Segredo do Rosário [e aqui, em português], há muito tempo negligenciado na minha estante. 
Que livrinho esplêndido! Enquanto eu o lia, frequentemente me perguntava: “Por que ninguém me ensinou essas coisas?” Ou “Como pude me esquecer disso?” Desde que S. Luis é um mestre muito melhor do que eu, pretendo compartilhar apenas alguns dos “segredos” deste santo aqui. Por favor, leia o resto você mesmo.                        
[21:46, 9/2/2017] Milla Aveiro - Portugal: Segredo # 1 – O Rosário definido

Eu não posso melhorar parágrafo de abertura de S. Lois, por isso aqui vai:

O Rosário compreende duas coisas: a oração mental e a oração vocal. A oração mental do Santo Rosário não é mais que a meditação dos principais mistérios da vida, da morte e da glória de Jesus Cristo e de Sua Santíssima Mãe. A oração vocal consiste em dizer quinze dezenas de Ave-marias precedidas por um Pai-nosso enquanto que se meditam e se contemplam as quinze virtudes principais que Jesus e Maria praticaram nos quinze mistérios do Santo Rosário.

Segredo # 2 – O Saltério de Jesus e Maria

As 150 Ave Marias do Rosário correspondem aos 150 salmos no Saltério. Devido a isso, o Rosário é considerado o Saltério de Jesus e Maria. S. Luis mesmo proclama corajosamente que o Rosário é mais valioso do que o Saltério real, uma vez que os salmos somente prefiguram Cristo; considerando que as orações do Rosário — o Pai Nosso e Ave Maria — e os seus quinze mistérios estão centrados em Cristo.

Segredo # 3 – As Folhas, os Espinhos, e a Flor

Por que é chamado Rosário? Os Mistérios Gozosos são as folhas verdes da rosa; os mistérios dolorosos, os espinhos; os mistérios gloriosos, a flor. Com cada Ave-Maria, damos a Maria uma rosa branca; com cada Pai Nosso, uma rosa vermelha. Assim, na oração do Rosário completo (15 dezenas), damos a Maria 153 rosas brancas e 16 vermelhas. Um buquê completo para a nossa Mãe Santíssima!

Segredo # 4 – Conversão dos pecadores

Você deseja converter os pecadores? Pregue o Rosário. Reze o Rosário. Isso irá mudar corações. É simples assim.

Segredo # 5 – Vá de leve

Se você lutou com o Rosário, vá de leve. Ao invés de correr por cinco dezenas de uma só vez, considere rezar uma dezena devagar e bem rezada. Quando você começa uma nova dezena, pause e visualize o mistério antes de iniciar o Pai Nosso.                        
[21:46, 9/2/2017] Milla Aveiro - Portugal: A ajuda visual da arte sacra pode ajudar.

Outra técnica a considerar é fazer uma pausa devotamente no nome de Jesus em cada Ave-Maria; você também pode adicionar uma breve frase que descreva Jesus naquele mistério particular. Assim, por exemplo, se você está recitando o Segundo Mistério Doloroso, a flagelação, você reza: “. . . e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus, açoitado pelos nossos pecados. Santa Maria, Mãe de Deus. . . “

Segredo 6 A confraria do Rosário  S. Luis recomenda a adesão à Confraria do Rosário, que é uma sociedade de pessoas que concordam em rezar regularmente o Rosário. Filiação ordinária significa rezar todas as quinze dezenas a cada semana. Associação perpétua significa rezar todas as quinze dezenas, uma vez por ano. Outros concordam em rezar um Rosário completo de quinze dezenas todos os dias.  Ao juntar-se, você começa a partilhar as orações de inúmeros outros membros da Confraria em todo o mundo, mesmo após a morte.  Para mim, a noção de filiação ordinária na Confraria — apenas quinze dezenas a cada semana, foi muito encorajadora. Isso equivale a cerca de duas dezenas por dia. Quem não tem tempo para rezar uma dezena aqui ou uma dezena lá? Recitando uma dezena em um determinado momento pode ser também uma ótima maneira para famílias com crianças pequenas começarem.

Resoluções  Se você tem negligenciado o Rosário, o livro de S. Luís de Montfort O Segredo do Rosário pode ser exatamente o que você precisa para renovar o seu compromisso com esta devoção. E no mês de maio, que é dedicado à Virgem Maria, é um momento perfeito para começar.  Então, vamos tomar algumas resoluções: (1) Participe da Confraria do Rosário. (2) Gaste dez minutos em oração todas as noites, durante o mês de maio, lendo também O Segredo do Rosário (3) Comprometa-se a rezar pelo menos uma dezena do Rosário todos os dias durante o mês de maio.

Fonte: WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...