sábado, 1 de agosto de 2015

Uma arte que deve ser aprendida

"Quem não é capaz de desfrutar torna-se insuportável", como diz um provérbio. A palavra alemã "desfrutar" deriva, na verdade, de "segurar", agarrar". A coisa que agarrei está à minha disposição. Posso usufruir dela. "Desfrutar é, portanto, uma palavra que tem mais a ver com utilidade do que com a alegria que uma coisa nos dá. Os latinos falam de "frui" . Nessa palavra, expressa-se mais alegria e o prazer que tenho com aquilo de que desfruto. Só aquele que tem tempo pode desfrutar. Uma pessoa assim se detém diante da vista maravilhosa do sol que se põe. Ela desfruta a vista desde o cume que escalou com esforço, e também o bom vinho ao sentir o seu sabor esvaindo-se em sua língua. Desfrutar exige tempo e também atenção. Estou totalmente envolvido naquilo que faço. Estou envolvido totalmente na contemplação ou na degustação. Quem só engole o alimento não o desfruta. Essa pessoa apenas sacia-se para ter outra vez força suficiente para o trabalho. Desfrutar é outra coisa. Ao desfrutar, eu percebo o que como ou bebo. Alegro-me ao fazê-lo. Desfrutar é algo que deve ser aprendido. É uma arte. E as pessoas que sabem desfrutar são sempre pessoas agradáveis. A vida reserva para elas alegria; e elas dão alegria para os outros também". 

Anselm Grün

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...