quinta-feira, 4 de abril de 2013

Se você quer ser respeitada, respeite-se

http://materdei1.blogspot.com.br/2012/01/se-voce-quer-ser-respeitada-respeite-se.html
Seja uma mulher decente, não se vista, dê olhares ou se comporte como uma
v.... para depois não vir com chavões prontos dizendo que "todos os homens te tratam como um objeto". Não se pode cobrar respeito quando não há nem o respeito próprio.


Não provoque. A psiques masculina e feminina são diferentes, não é questão de tara, mas algo natural da constituição física e psicológica dos dois, uma situação que para mulher é normal para um homem pode ser atrativa.

Usando uma comparação - um tanto grosseira, mas muito válida - que li certa vez, poderíamos dizer que a mulher "esquenta" como um ferro de passar roupas, aos poucos, enquanto que o homem poderíamos comparar a uma lâmpada que se acende ao comando automático do interruptor. Não provoque a libido de um homem, a maioria das situações em que há falta de respeito – principalmente com palavras - a explosão começou com um estopim aceso por você.

Mas acima de questões físicas ou psicológicas existe aquela para qual devemos olhar primeiro, o ser humano é imagem e semelhança de Deus, seu corpo deve ser respeitado e o primeiro a respeitá-lo deve ser seu próprio dono, se ele mesmo não o faz fica difícil que os outros o respeitem.

As vezes saímos na rua e os lugares parecem mais açougues a céu aberto de tanta carne exposta, só com a graça de Deus conseguimos vencer as tentações da concupiscência dos olhos, e como veremos nas palavras abaixo, todo aquele que é causa de queda para os outros será cobrado por isso.

Enquanto escrevia essas palavras li essa frase na internet:"Você precisa ser mulher pra levar os homens pra Deus e não pra levá-los pro inferno" (Fernanda Soares),[1] ela mostra uma realidade mais triste ainda, quando mulheres cristãs, que freqüentam as igrejas dão esse mau exemplo, pra isso deixarei as palavras de um santo, o mais sábio de todos:

"Se a mulher casada se enfeita para agradar ao marido, pode fazê-lo sem pecado. Mas as que não têm marido nem os querem ter e vivem em celibato, não podem, sem pecado, querer agradar aos olhos dos homens para lhes excitar a concupiscência, porque isso seria incentivá-los a pecar. Se, pois, se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente. Se o fizerem, porém, por leviandade, ou mesmo por um desejo vaidoso de aparecer, nem sempre será pecado mortal, mas às vezes venial. Diga-se o mesmo, aliás, a respeito dos homens."
(Santo Tomás de Aquino) [2]

As palavras de Santo Tomás não deixam nenhuma dúvida de qual a vontade de Deus com relação ao pudor, seja para as mulheres quanto para os homens, mas as mulheres tem um papel especial nisso tudo, e para exemplificar uso as palavras da escritora Alice Von Hildebrand: “A mulher é, de um modo muito particular, a guardiã da pureza, e no mundo no qual vivemos, o mundo das perversões e desastres sexuais, talvez possamos dizer que isso ocorre porque as mulheres falharam em sua missão em defesa da pureza.” [3]

Homens e mulheres tem missões especais que Deus escolheu, o que não exime o outro de também batalhar, mas a mulher tem a especial missão de ser a guardiã da pureza, poder-se-ia escrever uma Suma de argumentos sobre isso, mas podemos resumir em um só:
Maria. Ela é mulher, puríssima, castíssima e Imaculada, a grande guardiã do pudor e da modéstia, exemplo e molde para todos, e principalmente para as mulheres.

Lembremos da Canção de Fátima: “Vesti com modéstia, com muito pudor, olhai como veste, a Mãe do Senhor.” [4] que Ela nos guie a Deus, nos mostre sua vontade, mostre-nos o valor sagrado que a missão de cada um tem, especialmente dê à graça as mulheres para que se vistam como mulheres, parem de se espelhar em exemplos da mídia que as tratam como objetos, e que com isso também ajude a nós homens a vencermos as tentações.

Tiago Martins da Silva

Fontes: (Clique sobre o número)

[1] Fernanda Soares, pregadora da Comunidade Canção Nova.
[2] São Tomás de Aquino, Suma Teológica. II-II, q.169, a.2.
[3] Drª Alice Von Hildebrand, “A Missão Religiosa da Mulher”.
[4] Canção “a 13 de Maio”.

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Tiago, sou administrador do blog Mater Dei, do quel vocês copiaram este texto, fico feliz por terem o compartilhado, mas pediria que vocês trocassem a foto que estão usando nele, pela pose que a mulher está sentada isto faz com isso sirva de tentação para os homens, e com isso o bom trabalho do texto não valerá de muita coisa se ao lerem ficarem expostos a este tipo de imagem. Espero que compreendam, tenham uma boa tarde, fiquem com Deus e Nossa Senhora.

    ResponderExcluir

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...