sexta-feira, 1 de março de 2013

O que os erros podem nos ensinar?

 
 
Por Frei Franbezant, OFMConv.

Muitas pessoas têm a tendência de dizer: se cometemos um erro, não valemos nada; seremos rejeitados. E, com essa falta ideia, elas acabam justamente prendendo-se aos seus erros. Consequência: procuram evitar os erros em todas as circunstâncias.

A experiência mostra, contudo, que quem procura evitar todos os erros é quem os acaba cometendo. Quem quer controlar tudo, perde o controle da vida. Poder cometer erros pertence à nossa condição humana!

Em nossa condição também faz parte que sejamos aceitos e amados com nossos erros e apesar das nossas fraquezas. Mas também faz parte da condição humana trabalhar os erros e não cruzar simplesmente os braços e dizer: "eu sou assim, vocês não vão me ter de outro jeito."

É preciso dizer: só quando nos aceitarmos realmente - com nossas falhas, é claro - poderemos dar o segundo passo e tentar mudar várias coisas!

É este o objetivo da ascese: que exercitemos, que entremos numa "boa forma" para cada um de nós, que atinjamos um estado em que sintamos livres. Mas a ascese nunca vai impedir que cometamos erros; eles sempre virão até nós e sempre voltarão a nos mostrar que somos humanos, não Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...