domingo, 31 de março de 2013

AS FORMAS DE ORAÇÃO



1. Introdução

O Espírito Santo indica o objetivo da oração e como se deve orar. Ele sonda as profundezas de Deus, toma as coisas de Cristo e as revela. O Espírito é Deus, comunhão com Deus Pai e Deus Filho, e os três são um só Deus. Ele é o poder que opera em todos. Ele é quem une os corações em oração.
A oração pode acontecer de diversas formas, de acordo com as intenções, sentimentos e necessidades do orante e, também, com as moções do Espírito Santo.

2. A oração de louvor

O louvor exprime uma relação fundamental do homem com Deus. O louvor reconhece que Deus é Deus! “Canta-o pelo que Ele mesmo é, dá-lhe glória, mais do que pelo que Ele faz, por aquilo que Ele É. Participa da bem-aventurança dos corações puros que o amam na fé antes de o verem na Glória. Por ela, o Espírito se associa ao nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus, dando testemunho do Filho único em quem somos adotados e por quem glorificamos o Pai. O louvor integra as outras formas de oração e as leva Àquele que é sua fonte e o termo final”.[1]
Louva-se a Deus porque Ele é: Onisciente, Onipotente, Onipresente! Ele criou os céus e a terra, e tudo o que neles há! Ele é grandioso! Ele é glorioso! Ele é Santo! Ele é justo! Ele é amoroso! Todo fiel deve lembrar-se das graças que recebe e louvar a Deus. Ele deu Seu Espírito Santo a fim de que todos possam viver uma vida santificada. Ele cura! Livrou o homem da morte e do inferno e lhe deu a vida eterna. Por isso se deve louvar a Deus! Sempre haverá motivos para louvá-Lo.
O homem foi criado para o “louvor da glória de Deus” (cf. Ef 1, 14b). “É por isso que Davi diz muito acertadamente: ‘Louvai o Senhor, pois o Salmo é uma coisa boa: a nosso Deus, louvor suave e belo!’ E é verdade. Pois o Salmo é bênção pronunciada pelo povo, louvor de Deus pela assembléia, aplauso de todos, palavra dita pelo universo, voz da Igreja, melodiosa profissão de fé...”.[2]

3. Oração de ação de graças

“A ação de graças caracteriza a oração da Igreja que, celebrando a Eucaristia, manifesta e se torna mais aquilo que ela é”.[3] A ação de graças é uma expressão de humildade pessoal e uma forma de respeito e reverência. Quando o fiel agradece com sinceridade, torna-se mais consciente da grandeza de Deus.
Um coração agradecido é capaz de transformar todo acontecimento em oferenda. Quaisquer que sejam as circunstâncias dá graças a Deus por elas.

4. Oração de adoração

A adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante do seu Criador. É o silêncio respeitoso diante de Deus “sempre maior”. A adoração do Deus três vezes Santo e sumamente amável enche o homem de humildade.
Adorar é reconhecer que Deus é Senhor, Pai, Criador, Salvador; que é grande, bom, poderoso, misericordioso. Adora-se somente a Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; adora-se a Jesus porque é Deus, seu Corpo, seu Coração, suas Chagas, Jesus na Cruz e na Eucaristia.
A adoração pode ser com palavras, como S. Tomé ao ver Jesus Ressuscitado: “Meu Senhor e meu Deus!” (cf. Jo 20, 28) A adoração pode ser com gestos, como se prostrar de rosto em terra ou de joelhos. A adoração pode ser em silêncio, como Maria, perfeita adoradora, que “guardava tudo em seu coração” (Lc 2, 51). Deus busca adoradores em espírito e em verdade (cf. Jo 4,23).

5. A oração em línguas

A razão e a intuição humanas limitam a oração. Com a ajuda do Espírito Santo, ela passa a ser uma oração que dá frutos. O orante empresta sua voz ao Espírito Santo e Ele lhe dá o tom e a forma. É o que se chama de oração no Espírito ou oração em línguas, que nasce das profundezas de Deus e se expressa “em gemidos inefáveis” (cf. Rm 8, 26) ou em louvor e adoração, conforme o Espírito introduz na necessidade do momento.
O cântico em línguas é uma expressão de louvor. É dom de Deus. O verdadeiro cântico em línguas sai do coração e vai além das palavras humanas. Muitas vezes é o que resta ao orante nos períodos de purificação e de dificuldade espiritual.
Numa assembléia de oração, o Espírito Santo pode levar a um louvor coletivo em línguas para, entre outras coisas, abrir o coração dos presentes à escuta da palavra profética.

6. Oração de escuta

A oração de escuta é uma atitude de fé expectante. Faz parte da permanência em Deus, do colóquio interior da alma com Deus, da busca de um discernimento daquilo que se apresenta no coração do homem. A verdadeira escuta é o acolhimento da inspiração do Espírito Santo, esclarecendo, revelando, orientando conforme a necessidade. A pessoa que vive constantemente na presença do Senhor sabe distinguir Sua voz das outras vozes interiores, que muitas vezes levam à distração e ao desvio da verdade. “E as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz” (cf. Jo 10, 46). “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10, 27).

7. Oração de súplica

Suplicar é pedir a Deus por uma necessidade pessoal ou comunitária. As Escrituras mostram que Deus deseja que os seus filhos lhe façam pedidos: “Não tendes, porque não pedis” (Tg 4, 2). “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem” (Mt 7, 7-12).
O fiel deve pedir a Deus com muita honestidade. A atitude básica para uma oração madura de súplica é a de entrega do pedido a Deus para que a vontade d’Ele seja feita. É a mesma atitude de Jesus diante da Sua Paixão: “Não se faça o que eu quero, mas sim o que Tu queres” (Mt 26, 39).
Na súplica sincera e amadurecida, deve haver também o desejo profundo de que Deus receba toda glória. “Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Cor 10, 31). “Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos” (Ef 6, 18).

8. Oração de entrega

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e ele agirá” (Sl 36, 5). A oração de entrega implica em estabelecer um compromisso sério com o Senhor, evitando-se afirmações vagas. É uma oração sábia. Em três curtas frases, observando o sentido dos três verbos, dedica-se ao Senhor a pessoa de maneira total e plena:

a) “Entrega teu caminho ao Senhor” - o ato da entrega, leva a um despojamento total, à mesma atitude de Jesus na Cruz (cf. Lc 23, 46); é uma decisão definida e específica, implica não somente em entregar, mas deixar nas mãos de Deus. Fazer a entrega não é fácil, mas deixá-la ali é ainda mais difícil; entretanto, é necessário confiar.

b) “Confia nele” - confiar na palavra de Deus e ter a certeza que esta palavra será cumprida (cf. Mc 11, 24). Deus chama atenção para a necessidade de que o fiel creia quando ora, tomando uma posição definida de fé. A fé não pode ser apenas uma disposição mental de crer, ela tem que estar fundamentada na promessa de Deus.

c) “Ele agirá” – orando deste modo, a resposta de Deus virá e o fiel poderá dar inúmeras ações de graças a Ele.

 

9. Oração de intercessão

As Escrituras animam a interceder uns pelos outros. “Não cessamos de orar por vós” (Cl 1, 9). “Orai uns pelos outros” (Tg 5, 16). “Pois sei que isso me resultará em salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo” (Fl 1, 19).
Paulo muitas vezes encorajou a Igreja a rezar também por ele. Ele conhecia os benefícios da oração. A oração de intercessão traz bênção, proteção e crescimento espiritual.
Deus procura intercessores: “Tenho procurado entre eles alguém que construísse o muro e se detivesse sobre a brecha diante de mim, em favor da terra, a fim de prevenir a sua destruição, mas não encontrei ninguém” (Ez 22, 30). Interceder é pedir a Deus que aja na vida de outra pessoa (cf. Tg 5, 16).
Quando o fiel não sabe como orar, o Espírito Santo vem em seu auxílio, intercedendo através dele “com gemidos inefáveis”, numa oração perfeita, pois é o próprio Deus que sabe o que é necessário e ora em seu favor (Rm 8, 26-27).
Todos são chamados a interceder. A intercessão leva à consolação do coração de Deus. Unido a Jesus, o verdadeiro e único Intercessor perfeito diante do Pai, o intercessor participa de seu sofrimento e consola sua dor.
O intercessor é um intermediário junto de Deus. Toda a vida e morte de Jesus foi em favor dos homens. Na cruz, antes do último suspiro, Ele intercedeu: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34).
 “Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos o que estão constituídos em autoridades, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2, 1-3).
Interceder por alguém é entrar em território usurpado pelo inimigo e resgatar alguém para Deus. Por isso, a intercessão é muitas vezes uma batalha espiritual, para a qual deve-se estar preparado com o auxílio da oração pessoal, dos sacramentos e do jejum. “Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lugar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares” (Ef 6, 12).
A intercessão exige, também, insistência e perseverança até obter a resposta. “Por acaso não fará justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por Ele dia e noite? Porventura tardará em socorrer?” (Lc 18, 7).
A oração tem o poder de transformar tudo, inclusive o curso da história. A Bíblia apresenta vários exemplos de intercessão:
- Gn 18,23-33 – intercessão de Abraão por Sodoma.
- Ex 32, 11-14 – Moisés intercede em favor dos israelitas que haviam feito o bezerro de ouro.
- Dn 9, 1-19 – intercessão de Daniel para que Deus libertasse seu povo da Babilônia.

10. Oração de cura

Deus quer que todos os homens sejam curados, que sejam saudáveis de corpo, mente e espírito. A obra da salvação realizada na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus foi para que o homem fosse salvo, curado, em todas as áreas de sua vida.
O perdão, que é a chave da cura, atinge a raiz de várias enfermidades, por isso, uma boa confissão (cura espiritual pelo perdão dos pecados) pode libertar uma pessoa de traumas emocionais ou ser causa de cura de alguma doença física.
Jesus pregava e curava. A unção messiânica que recebeu deu-lhe condições de realizar a palavra do profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque me ungiu...” (Lc 4, 18). Esta mesma missão foi conferida aos 12 apóstolos, aos 72 discípulos e, depois, a todos os batizados: “Ide por todo mundo (...). Estes milagres acompanharão os que crerem: (...) imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados” (Mc 16, 15-18).
Orar pelos doentes foi mandato de Jesus. Para isso, a fé é um requisito importante: é preciso acreditar que Jesus cura hoje, como curava na Galiléia e na Judéia. Textos: Mt 19, 13; Mt 8, 3; Mt 8, 15; Mt 9, 27; Mc 8, 2.
Antes de orar por alguém, é necessário perdoar a todos. Tem-se visto e experimentado na Renovação Carismática o poder de Deus operando nas pessoas, curando e libertando. “Sinais e prodígios acompanharão aqueles que crêem” (cf. Mc 16, 17). Todos os que crêem são, portanto, canais da graça de Deus para os irmãos.

11. Conclusão

            São muitas as formas de oração, todas elas necessárias ao crescimento espiritual do fiel. No entanto, é o mesmo Espírito que move o orante no momento certo, para que este receba e viva a graça de uma caminhada de oração em busca da santidade.




[1]. CATECISMO da Igreja Católica, n. 2639.
[2]. SANTO AMBRÓSIO apud CATECISMO da Igreja Católica, n. 2589.
[3]. CATECISMO da Igreja Católica, n. 2637.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...