domingo, 27 de janeiro de 2013

OS CREDOS DO CRISTIANISMO


OS CREDOS DO CRISTIANISMO(CATOLICISMO)
Um Credo é uma declaração de fé que é verdadeira e que de uma forma precisa reflete os ensinamentos das Sagradas Escrituras.
Para responder à heresia do arianismo (de Ário, teólogo da Alexandria) que
defendia que Cristo não era totalmente Deus, mas que o Pai tinha criado o Filho e juntos procederam à criação do mundo, realiza-se em Nicéia, no ano 325, o primeiro concílio ecumênico reunindo mais de trezentos bispos vindos de todo o mundo cristão. Este concílio serviu para recordar a unidade fundamental de Cristo e do seu Pai - «Eu e o Pai somos um».
Mais tarde, em 381, realiza-se o primeiro concílio de Constantinopla, que viria a ser o segundo concílio ecumênico, para completar o credo de Nicéia, nascendo assim o Credo de Nícéia-Constantinopla, embora seja também conhecido por Credo de Nicéia :O CREDO NICENO - CONSTANTINOPOLITANO
Creio em um só Deus, Pai Todo Poderoso/Criador do Céu e da Terra e todas as coisas visíveis e invisíveis/ Creio em um só Senhor Jesus Cristo,/Filho Unigênito de Deus,/nascido do Pai antes de todos os séculos:Deus de Deus, Luz da Luz,/Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;/gerado, não criado, consubstancial ao Pai./Por Ele todas as coisas foram feitas/E por nós, homens, e para nossa salvação/desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo/no seio da Virgem
Maria,/e se fez homem./Também por nós foi crucificado sob Pôncio
Pilatos;/padeceu e foi sepultado./Ressuscitou ao terceiro dia,/conforme as
Escrituras;/e subiu aos Céus, onde está sentado/à vir em sua glória,/para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim./Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida,e procede do Pai e do Filho/e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado : Ele que falou pelos Profetas./Creio na Igreja una, santa,católica e apostólica. /Professo um só Batismo/para remissão dos pecados./E espero a ressurreição dos mortos,/e vida do mundo que há de vir. /Amem.

O SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS
Existe outro credo, conhecido como Símbolo dos Apóstolos (pensava-se que este teria sido escrito pelos Apóstolos, dez dias depois da ascensão de Jesus Cristo, embora o seu primeiro registro date do ano de 215), que tem como doutrina central a Trindade e o Deus Criador. Este credo era usado como resumo da doutrina cristã pelos crentes no seu batismo.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso,/Criador do Céu e da Terra;/e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/que foi concebido pelo poder do Espírito Santo/nasceu da Virgem Maria;/padeceu sob Pôncio Pilatos,/foi crucificado, morto e sepultado;/desceu à mansão dos mortos;/ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus ;está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos/Creio no Espírito Santo;/na santa Igreja católica;/ na comunhão dos Santos;/na remissão dos pecados; na ressurreição da carne;/na vida eterna./Amem.


O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “MANSÃO DOS MORTOS” OU SHEOL, CITADA NO
CREDO ?
“É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes”.(1Pe 3,19) “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos”.(Fl 2,10).
“Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio, e libertar aqueles que, pelo medo da morte, estavam toda a vida sujeitos a uma verdadeira escravidão”(Hb 2,14-15).
“Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos; tenho as chaves da morte e da região dos mortos” (Ap 1,18).


ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA
PARÓQUIA SÃO JOSÉ
CATEQUESE DE CRISMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...